actividades de uma filial canadiana lesam a saúde dos habitantes locais e danificam o ambiente. Em 2010, os direitos indígenas adquiriram estatuto constitucional
actividades de uma filial canadiana lesam a saúde dos habitantes locais e danificam o ambiente. Em 2010, os direitos indígenas adquiriram estatuto constitucionalLíderes indígenas do Guatemala exigem o encerramento de uma mina de ouro, em San Marcos. a empresa em causa integra o grupo canadiano GoldCorp. É acusada de contaminar os rios, degradar o ambiente e de estar na origem de conflitos. a denúncia é feita por Victor Vicente Pérez, em representação de 18 comunidades locais, adianta a agência MISNa.
Crisanta Pérez, líder indígena, denuncia a utilização de explosivos e constante passagem de veículos pesados, que danificaram cerca de 140 casas. Dezenas de moradores locais sofrem de problemas cutâneos e gastrointestinais. análises ao sangue revelaram a presença de substâncias fortes no organismo de muitos deles.
Recorda-se que, este ano, o Tribunal Constitucional do Guatemala incluiu a Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (instrumento de defesa dos direitos dos índios) na sua Constituição. O Estado é portanto obrigado a consultar as comunidades aborígenes antes de atribuir licenças de exploração das terras que ocupam. No país, cerca de 40 por cento da população é indígena.