Desde 2000 têm sido muitas as conferências e fóruns internacionais sobre a Declaração do Milénio adoptada. O objectivo é sempre confirmar o compromisso e eficácia da ajuda internacional
Desde 2000 têm sido muitas as conferências e fóruns internacionais sobre a Declaração do Milénio adoptada. O objectivo é sempre confirmar o compromisso e eficácia da ajuda internacionalEstou muito céptico quanto ao cumprimento dos compromissos estabelecidos. a razão do meu fraco optimismo reside nos próprios dados das Nações Unidas, divulgados no relatório deste ano, esclarece o presidente da Cáritas Portuguesa. Num artigo publicado pelo Setúbal na rede, Eugénio da Fonseca reflecte sobre a crise económica e financeira que assolou o mundo, sendo que os últimos dados sobre os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio não a reflectem.
925 milhões de pessoas passam fome. Relativamente a 2009 são menos 98 milhões. apesar deste pequeno decréscimo, os números são, inaceitavelmente, altos e comprometem o objectivo, escreve. a ajuda pública para o desenvolvimento tem vindo a diminuir e há muitos países a contabilizar o perdão da dívida externa como ajuda pública.
O responsável chama ainda a atenção para o facto dos países mais ricos serem os que menos cumprem: Estados Unidos da américa, Itália, alemanha, Japão. Só a Dinamarca, Suécia, Noruega, Luxemburgo e Holanda o estão a fazer. Eugénio da Fonseca mantém, ainda, a chama que ilumina a esperança de que, depois de 2015, o mundo estará diferente. Para melhor.