Há quem revolva o caixote do lixo, no final do dia para ter algo para comer. E não se pense que não é bem perto de nós
Há quem revolva o caixote do lixo, no final do dia para ter algo para comer. E não se pense que não é bem perto de nósBaixa de Coimbra, passam poucos minutos das 20h quando os funcionários de um supermercado põem na rua caixotes do lixo com sobras de comida. E eis que alguns se precipitam para revolver o lixo e retirar comida. a fome não escolhe idade, nacionalidade.
Um jovem de 23 anos, romeno, com três filhos recolhe bananas, maçãs, fiambre. Por vezes frango, adianta o Jornal de Notícias. . acho que é desespero, já, salienta o presidente da Direcção Nacional da associação Integrar. Jorge Alves explica que as equipas de rua abordam pessoas, com idades entre os 18 e os 80 anos, para as encaminharem para a Cozinha económica.
Cada vez mais se verifica um maior número de pessoas à procura de comida nos caixotes do lixo. E não é o típico sem-abrigo, alerta o responsável. Há quem tenha perdido o emprego, mas preferem ir ao lixo, porque sentem que não as vêem, do que recorrer às instituições. Os novos pobres pedem alimentos e roupa por e-mail.