Crianças que perderam os pais devido ao ví­rus da Sida tornam-se um meio de sustento nas suas novas famílias. apoios públicos não chegam a todos
Crianças que perderam os pais devido ao ví­rus da Sida tornam-se um meio de sustento nas suas novas famílias. apoios públicos não chegam a todosacolher um órfão da Sida no Quénia é sinónimo de benefício para a família adoptiva. Os novos pais dependem deles para assegurar a renda da casa, mas também para os trabalhos domésticos. Muitos desses órfãos são forçados a trabalhar não só para ajudar os seus irmãos, mas também para ajudar os pais adoptivos, muitas vezes pobres e idosos, confirma um comunicado da organização local, Nyanza Provincial Children Office. algumas meninas são forçadas a entrar na prostituição e abandonar a escola,segundo a agência Fides.
O Governo terá de investir em programas de tutela social para essas crianças. Existe já um sistema nacional de apoio financeiro às famílias carenciadas com órfãos. Mas, apenas 77 mil petizes foram beneficiados. O objectivo do programa é abranger 300 mil até 2012. No total, contam-se 2,4 milhões de órfãos, dos quais 700 mil perderam um dos pais devidoà Sida.