Papa escreve mensagem por ocasião do segundo congresso mundial de Pastoral das Peregrinações e Santuários que decorre em Santiago de Compostela até 30 de Setembro
Papa escreve mensagem por ocasião do segundo congresso mundial de Pastoral das Peregrinações e Santuários que decorre em Santiago de Compostela até 30 de SetembroOs santuários hão-de ser faróis de caridade, incessantemente dedicados aos mais desfavorecidos mediante obras concretas de solidariedade e misericórdia e uma constante disponibilidade para escutar, escreve o Pontífice no documento dirigido ao Presidente do Conselho Pontifício para a Pastoral dos Migrantes e Itinerantes, antonio Maria Vegliò, e ao arcebispo de Santiago de Compostela, Julián Barrio. O Santo Padre diz ainda que, desde que foi eleito, vive o seu pontificado com os sentimentos do peregrino que percorre os caminhos do mundo com esperança e simplicidade. No seu escudo, entre outros elementos consta a concha do peregrino.
Neste momento histórico, em que, com força porventura ainda maior, estamos chamados a evangelizar o nosso mundo, há que sublinhar a riqueza que provém da peregrinação aos santuários, sublinha Bento XVI. Eles são um foco de atracção para um crescente número de peregrinos e turistas religiosos, alguns dos quais se encontram em situações humanas e espirituais complexas, um tanto distantes da vivência da fé e com uma débil pertença eclesial.
a eles deve ser propiciado o convite e favorecimento ao sacramento da Reconciliação, defende o bispo de Roma. O peregrino tem sempre uma meta diante de si, mesmo se por vezes não tem disso plena consciência. E a meta mais não é do que o encontro com Deus por meio de Jesus, no qual todas as nossas aspirações encontram a sua resposta, acrescentou.