a falta de apoio ou desinteresse de alguns governos não devem desculpar abusos contra nativos. é necessário evitar conflitos na exploração da natureza
a falta de apoio ou desinteresse de alguns governos não devem desculpar abusos contra nativos. é necessário evitar conflitos na exploração da natureza a falta de clareza sobre a responsabilidade das empresas em relação aos direitos dos povos indígenas é a fonte de inúmeros abusos, denuncia um relatório internacional. O estudo deixa uma série de recomendações para uma convivência pacífica entre os grupos empresariais e as comunidades aborígenes. Foca a importância do reconhecimento das populações locais e dos seus direitos, antes do início de um projecto, informa a agência adital.
as empresas devem exigir que o Estado consulte previamente os povos indígenas em relação às actividades que os poderão afectar. a falta de apoio ou desinteresse mostrado pelos governos não devem ser desculpa para abusos. São vários os casos de degradação ambiental e prejuízos causados às comunidades devido a projectos empresariais que não têm em conta os direitos dos habitantes locais.
O estudo é do Relator Especial Sobre os Direitos e Liberdades Fundamentais dos Povos Indígenas das Nações Unidas, James anaya. Debruça-se sobre 34 casos ocorridos em 2009 e 2010. Colômbia, Equador, Nova Zelândia, austrália, Guatemala, Botswana e países nórdicos estão entre os países afectados.