Organização Mundial da Saúde lança um apelo em favor dos doentes mentais. São um dos grupos mais marginalizados dos países em desenvolvimento
Organização Mundial da Saúde lança um apelo em favor dos doentes mentais. São um dos grupos mais marginalizados dos países em desenvolvimentoInúmeros programas sociais excluem e ignoram o grupo vulnerável. Grande parte das acções relacionadas com o desenvolvimento ou redução da pobreza não contemplam pessoas com incapacidades mentais ou psicossociais, revela um novo relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Entre 75 e 85 por cento não tem acesso a serviços de saúde mental. O desemprego é outro grave problema que os afecta, com uma taxa que pode chegar aos 90 por cento. Também não beneficiam de oportunidades de educação e formação profissional que lhes permita desenvolver as suas capacidades.
O desafio é impressionante, garante a OMS. Estima-se que uma em cada quatro pessoas irá sofrer de alguma perturbação mental ao longo da sua vida. as previsões para a depressão, que adquire já níveis preocupantes, são alarmantes. Estima-se que até 2030, esta se torne a segunda doença com mais prevalência entre a população, nos países de rendimento médio.