é preciso reflectir e empenhar-se em «conciliar as exigências e os tempos do trabalho com os da família»
é preciso reflectir e empenhar-se em «conciliar as exigências e os tempos do trabalho com os da família»Na mensagem ao presidente do Conselho Pontifício para a Família, para o VII Encontro Mundial das Famílias, o Pontífice apela para que o trabalho e as festas não desagreguem as famílias. Os trabalhos do encontro que se realizará de 30 de Maio a 3 de Junho de 2012, em Milão, são subordinados ao tema a família, o trabalho, a festa.
No documento, o Santo Padre adverte para o facto da organização do trabalho, pensada e aplicada em função da concorrência do mercado e do máximo lucro, e a concepção da festa como ocasião de evasão e de consumo, contribuírem para desagregar a família e a comunidade. Bento XVI propõe que as festas sejam vividas sob a perspectiva de uma família unida e aberta à vida, bem inserida na sociedade e na Igreja, atenta à qualidade das relações, assim como à economia do próprio núcleo familiar.
O bispo de Roma sugere ainda que o encontro mundial de famílias seja precedido de uma preparação pastoral e cultural. Em particular que, em 2011, no trigésimo aniversário da exortação apostólica Familiaris consortio, sejam promovidas várias iniciativas a pensar nas famílias.