Obra sobre as questões do âmbito da religião na sociedade portuguesa da Primeira República foi lançada durante as jornadas das comunicações sociais
Obra sobre as questões do âmbito da religião na sociedade portuguesa da Primeira República foi lançada durante as jornadas das comunicações sociaisEsta revista é a concretização de um sonho, declarou antónio Matos Ferreira na apresentação do volume. 90 páginas, em tamanho a4 retratam, a partir de textos de vários historiadores, a complexidade do que foi a Primeira República.
a publicação conta com a colaboração científica do Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa. Procura abordar a problemática religiosa em Portugal durante o período da Primeira República, e não em particular sobre a Igreja Católica, salientou o historiador.
Havia uma riqueza que é importante entender para não se endeusar o que existia, sublinha o docente. além da investigação que resulta numa brochura, antónio Matos Ferreira deixa no ar a possibilidade de virem a efectuar outros suplementos históricos, como este, no futuro.
a publicação abrange três áreas temáticas: Sociedade e Religião, Relação Igrejas, Estado e Sociedade e Universos Espirituais e experiências religiosas. a última parte da obra é dedicada à vivência espiritual, aponta o historiador referindo que, por vezes, há a ilusão que os católicos não estiveram nisso (Primeira República). Mas estiveram, disse.