No Rio de Janeiro, grupos de diferentes religiões unem-se para promover a paz e a solidariedade, mas também, criar laços e facilitar o debate inter-religioso
No Rio de Janeiro, grupos de diferentes religiões unem-se para promover a paz e a solidariedade, mas também, criar laços e facilitar o debate inter-religiosoO evento promovido pelo MIR (Movimento Inter-Religioso do Rio de Janeiro) e pela ONG Viva Rio, denominado aldeia sagrada, teve início a 23 de Setembro e decorre até ao dia 25. O tema geral é Juntos por um novo mundo: aqui e agora.
a ideia do evento surgiu há 7 anos, por iniciativa do MIR do Rio de Janeiro. O objectivo é promover a convivência pacífica entre as mais diferentes religiões, com a cooperação das instituições e das pessoas de fé, criando laços para facilitar o debate inter-religioso, na busca da paz.
Clemir Fernandes, um dos organizadores do evento, informa que além dos cristãos, o acontecimento contará com a presença de pessoas de outras confissões religiosas: hindus, muçulmanos, tradições afro e indígenas, orientais, xamânicas, entre outros. É um encontro onde pessoas muito diferentes, mas, muito diferentes mesmo, se reúnem em função da unidade e do bem comum, ressalta.
Segundo a organização, o evento visa a unir forças para a construção de um mundo mais fraterno, solidário e generoso. É um espaço de diálogo e partilha, onde cada religião montará o seu altar. Na programação estão previstas celebrações inter-religiosas, actividades culturais, debates e encontros que abordarão temas como: Conhecendo as Tradições, Educando para um Mundo Melhor e Transformando Consciências.
Cada religião irá expor a sua cultura e sabedoria espiritual em tendas, formando um grande ciclo espiritual. Para o MIR, compartilhar o sagrado significa experienciar um momento de proximidade com a Mãe Terra e o Grande Espírito Criador.