Manuel Clemente procedeu esta tarde à abertura dos trabalhos em Fátima que decorrem sob a comemoração dos 100 anos da República
Manuel Clemente procedeu esta tarde à abertura dos trabalhos em Fátima que decorrem sob a comemoração dos 100 anos da RepúblicaO bispo do Porto fez uma breve análise dos temas a tratar, historiando um pouco da forma de ser Igreja e dando enfoque à comunicação social perante os anos de uma relação algo difícil com a República. Salientou que os jovens da década de 60 começaram a ‘abrir’ para a Europa, olvidando a ideia de um Estado-Nação para exemplificar o papel de abertura social desempenhado pelos mesmos meios.
Frisou o advento da comunicação social do Islão, que fez emergir um novo caminho, permitindo uma escolha de entre as várias mensagens que esta apresenta perante as pessoas. Lembrou ainda que o ideário da República de há 100 anos vinha aprofundar e renovar o conceito republicano. após os considerandos introdutórios, coube ao professor antónio Matos Ferreira iniciar a palestra sobre o poder da comunicação social no início do séc. XX.