2010 marca os 20 anos do restabelecimento da independência da Lituânia. a sua «forte fé e identidade cultural permitiram sobreviver a múltiplas ocupações»
2010 marca os 20 anos do restabelecimento da independência da Lituânia. a sua «forte fé e identidade cultural permitiram sobreviver a múltiplas ocupações»O dom da liberdade: uma história de transições e desafios foi o tema do workshop internacional da Conferência das Comissões Europeias Justiça e Paz, que decorreu na Lituânia, na passada semana. No encontro participaram pessoas de várias gerações, que testemunharam a sua experiência. as dificuldades do passado e desafios do futuro da Lituânia estiveram no centro do debate.
a Lituânia é uma nação cuja forte fé e identidade cultural permitiram sobreviver a múltiplas ocupações durante o século XX, afirmam, em comunicado, as Comissões Justiça e Paz. Entre 1940 e 1990, a construção social da nação foi severamente prejudicada, mas, o espírito do povo permaneceu inquebrantável. as marcas do passado são visíveis na sociedade de hoje.
a história da Lituânia incentiva a reflexão sobre a importância da liberdade. as ameaças à liberdade tomam muitas formas: podem ser militares, políticas, sociais, económicas ou morais. Todos nós, na Europa, precisamos de ser vigilantes face a novas formas de ameaças à liberdade.