Governo da República Democrática do Congo esclarece população quanto às novas medidas da exploração mineira no país. Uma fonte de rendimentos para muitos
Governo da República Democrática do Congo esclarece população quanto às novas medidas da exploração mineira no país. Uma fonte de rendimentos para muitos a suspensão da exploração de minérios no Norte-Kivu, Sul-Kivue em Maniema apenas se aplica às actividades artesanais, esclarece o ministro das Minas, Marin Kabwelulu. Os comerciantes, que não disponham de contrato ou concessão para o efeito, deixarão de poder comprar ou vender minerais. Numa região atingida pela fome, pobreza, e subdesenvolvimento, inúmeros mineiros exploram o rico subsolo de forma ilegal.
Organizações receiam os efeitos da proibição ditada pelo governo na economia local. a extracção de minerais constitui a principal fonte de rendimento de comunidades inteiras. O governo alega que a medida pretende acabar com as actividades de grupos criminosos e não das populações, adianta a agência missionária, MISNa.
a riqueza natural da RD Congo suscita o interesse internacional e é motivo de insegurança no país. apenas uma pequena parte das receitas, conseguidas com o comércio de minerais, contribuiu para a melhoria das condições de vida das populações locais até então, revela a mesma fonte.