«as antigas nações da Europa têm uma alma cristã que constitui uma coisa só com o génio e a história dos respectivos povos»
«as antigas nações da Europa têm uma alma cristã que constitui uma coisa só com o génio e a história dos respectivos povos»O Papa afirmou que, na sua visita ao Reino Unido, quis falar ao coração de todos os habitantes do Reino Unido, sem excluir ninguém da realidade autêntica do homem, das suas necessidades mais profundas, do seu último destino. Na audiência-geral desta quarta-feira, o Pontífice sublinhou que tive presente todo o Ocidente, procurando dialogar com as razões desta civilização e comunicar a novidade perene do Evangelho de que a mesma está ainda impregnada.
O ponto alto da visita – considerou o Pontífice – foi a beatificação do cardeal Newman. Bento XVI percorreu os diversos momentos desta visita apostólica de quatro dias, caracterizado pela partilha de algumas profundas preocupações pelo bem estar dos povos do mundo e pelo papel dos valores cristãos na sociedade.
aos milhares de fiéis disse ainda que se há um secularismo agressivo que ameaça os valores fundamentais, a Igreja não se cansa de trabalhar para manter desperta esta tradição espiritual e cultural. aos peregrinos de língua portuguesa pediu que continuem a defender aquelas verdades morais imutáveis que, iluminadas e confirmadas pelo Evangelho, estão na base de uma sociedade verdadeiramente humana, justa e livre.