Jornada, em Outubro, pede a retirada de militares estrangeiros do país. Missão das Nações Unidas é ineficaz, denuncia o movimento, Jubileu
Jornada, em Outubro, pede a retirada de militares estrangeiros do país. Missão das Nações Unidas é ineficaz, denuncia o movimento, Jubileu a 15 de Outubro, organizações de todo o mundo unem-se pelo Dia da Solidariedade com o Haiti. até à data, o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas vai decidir-se em relação à renovação do mandato da missão das Nações Unidas no Haiti (MINUSTaH). a jornada integra a Semana de acção Global contra a Dívida e as Instituições Financeiras Internacionais, que decorre de 7 a 17 do mesmo mês.
a inacção das tropas da MINUSTaH tornou-se mais evidente depois do terramoto em Janeiro. Demonstraram mais uma vez sua inoperância e rotundo fracasso ao não estar à altura das circunstâncias e necessidades, denunciao Jubileu /américas, segundo a agência adital. as tropas não realizaram nenhum tipo de actividade durante vários dias, frente ao horror, com milhares de corpos espalhados pela cidade, alerta a campanha, responsável pelo Dia.
a vida no Haiti já decorria com dificuldade antes do sismo. Oito meses depois, o cenário é ainda mais negro. Um milhão e meio de pessoas ficaram sem casa; mais de 200 mil continuam desabrigadas. Muitas promessas de ajuda internacional não foram concretizadas: o país latino-americano recebeu apenas 19 por cento dos recursos que lhe foram garantidos.