«Demência. é altura de agir» é o tema das actividades que se realizam com o objectivo de sensibilizar sobre uma doença que afecta 90 mil portugueses e que começa com esquecimentos frequentes
«Demência. é altura de agir» é o tema das actividades que se realizam com o objectivo de sensibilizar sobre uma doença que afecta 90 mil portugueses e que começa com esquecimentos frequentesO tema das comemorações deste ano aponta para a necessidade de governos e cidadãos agirem no sentido de divulgar e sensibilizar para esta doença e melhorar a prestação de serviços a pessoas que sofrem de demência e aos seus cuidadores, adianta a associação alzheimer Portugal. No país há153 mil pessoas com demência e, estima-se que dessas, 90 mil tenham alzheimer.
São várias as actividades previstas para assinalar a data. No Porto realiza-se um congresso sobre a doença, em Pombal, há actividades de sensibilização da população. Em Fátima são assinados dois protocolos para apoiar os doentes e há iniciativas de sensibilização. a celebração do Dia mundial da pessoa com doença de alzheimer foi lançado em 1994, evocando o décimo aniversário da organização alzheimer’s Disease International, que congrega associações de todo o mundo.