Ban ki-moon considera que é possível atingir as metas previstas no combate à pobreza e fome. Pediu mais esforços aos líderes presentes na cimeira da ONU
Ban ki-moon considera que é possível atingir as metas previstas no combate à pobreza e fome. Pediu mais esforços aos líderes presentes na cimeira da ONULíderes mundiais estão reunidos em Nova Iorquepara avaliar os oito Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM). O encontro dos 140 dirigentes decorre desde hoje, 20 de Setembro,até ao dia 22 do mesmo mês. Estão presentes todos os países de língua portuguesa. Ban ki-moon, secretário-geral das Nações Unidas (ONU), deu início à cimeira. afirmou queé possível alcançar osobjectivos, no âmbito docombate da fome e pobreza, até 2015.
O responsável pediu aos líderes que reforçassem o compromisso para acabar com a extrema pobreza. a recuperação da crise financeira global não deve incentivar a retoma de políticas erradas e injustas. Referiu alguns avanços em outros sectores. Entre eles o acesso à agua potável, o aumento de matrículas escolares e uso de tecnologias.
Eles vão ter de trabalhar mais. Terão de fazer um esforço redobrado, afirmou Catarina Furtado, à Rádio ONU, em relação aos dirigentes. Vão ter de fazer com que as pessoas que estão no terreno, por um lado, e as pessoas que tomam decisões políticas, por outro, façam um sprint como se diz em linguagem desportiva, porque faltam apenas cinco anos, declarou a apresentadora de televisão e embaixadora da Boa Vontade.