Papa abordou o tema dos abusos sexuais de menores por parte do clero de forma «positiva», afirma Frederico Lombardi, no balanço da visita apostólica
Papa abordou o tema dos abusos sexuais de menores por parte do clero de forma «positiva», afirma Frederico Lombardi, no balanço da visita apostólicaO porta-voz do Vaticano já assinalou que, mais do que as grandes multidões (menores que quando João Paulo II visitou o país em 1982), o importante foi ver que os alertas do Papa sobre os perigos de uma sociedade cada vez mais secularizada foram bem recebidos. O Santo Padre denunciou o laicismo agressivo, advertindo para o perigo da marginalização do cristianismo.
O Vaticano também já declarou que a visita do Pontífice foi um grande sucesso, adianta a Lusa. Na despedida dos britânicos, Bento XVI agradeceu a recepção calorosa e expressou esperança no reforço das excelentes relações entre a Santa Sé e o Reino Unido. O primeiro-ministro, David Cameron, despediu-se do Papa sublinhando que, como disse Sua Santidade, a fé não é um problema que os parlamentares devem abordar, mas é parte vital nas nossas conversas nacionais. E isso é algo de que estamos orgulhosos. O chefe do governo defendeu que todos compartilhamos a mensagem do Papa em trabalhar para o bem comum.