Como estimular o Espírito missionário no clero diocesano? além da oração, da formação, fazer uma experiência de missão pode mudar a visão que se tem
Como estimular o Espírito missionário no clero diocesano? além da oração, da formação, fazer uma experiência de missão pode mudar a visão que se temas dioceses deveriam arriscar mais no campo da missão, defende o director diocesano das Obras Missionárias Pontifícias do Porto. Na Invicta, os esforços que estão a ser efectuados passam pela aquisição de uma casa na Guiné-Bissau onde os sacerdotes diocesanos possam passar algum tempo e fazer esta feliz experiência missionária. almiro Mendes, padre do Porto que passou um ano naquele país africano, gostaria de tornar o sonho de uma casa na missão, uma realidade.
O sacerdote desafia ainda os institutos missionários e congregações a investir em experiências de missão. Isto é, uma maior ligação entre os institutos e as dioceses proporcionando aos padres que se disponibilizem, uma experiência numa das suas missões. Para o responsável das Obras Missionárias Pontifícias no Porto, é preciso criar dinâmicas de missão, sob pena de deixar de haver cristãos empenhados na missão.