O presidente da Comissão Episcopal das Missões não dissocia uma coisa da outra: «Ser discí­pulo de Jesus implica necessariamente ser missionário»
O presidente da Comissão Episcopal das Missões não dissocia uma coisa da outra: «Ser discí­pulo de Jesus implica necessariamente ser missionário»antónio Couto defendeu que cristão e missionário não identificam duas vocações distintas, mas inseparáveis. No arranque das Jornadas missionárias que decorrem em Fátima, o também bispo auxiliar de Braga partiu do texto do Evangelho de São Lucas (24, 44-47) para realçar a importância da pregação lembrando o episódio do envio dos 11 apóstolos e, noutra passagem, dos 72.
Somos nós que devemos ir ao encontro das pessoas, realçou o prelado apontando que a missão parte do cristão que deve sair de si. Nós nunca estamos sozinhos e nela Deus entra connosco. assim, a missão não se limita ao âmbito paroquial, nacional ou continental porque o seu âmbito é total.
antónio Couto acentuou a ideia que a Igreja existe para evangelizar e considera que o recenseamento da prática dominical não permite saber o real estado da Igreja, mas, antes, devíamos recensear os evangelizadores. E a questão, passa por verificar nas paróquias e nas dioceses quantos evangelizadores temos.