Na ordenação episcopal, a data, o lugar e as armas escolhidas, revelam uma enorme sensibilidade para com a Mãe do Salvador
Na ordenação episcopal, a data, o lugar e as armas escolhidas, revelam uma enorme sensibilidade para com a Mãe do Salvador a sua ordenação episcopal ocorreu em 8 de Dezembro, dia de Nossa Senhora da Conceição e teve lugar na basílica do Santuário de Fátima. No brasão de armas episcopais figuram um lírio branco, significando a grande devoção a Nossa senhora e as asas de uma águia, símbolo do Evangelista São João, cujo nome também lhe foi conferido. O lema escolhido Eis a tua Mãe é significativo do seu amor a Maria.
O labor apostólico que desenvolveu foi notório, tendo como uma das maiores preocupações de pastor da Igreja a formação religiosa do seu rebanho, especialmente o clero. Mandou construir o edifício novo do Seminário de Leiria e os dois colégios diocesanos: afonso Lopes Vieira, na Marinha Grande, e de São Miguel, em Fátima.
Em referência ao Colégio de São Miguel, cuja direcção foi atribuída ao padre Joaquim Ventura em 1966, constitui um marco importante na formação dos jovens, tendo como base um projecto educativo centrado no ser humano, mas assente nas perspectivas morais e cristãs. João Pereira Venâncio acompanhou de perto a construção do colégio, cujo nome escolheu, pois desejava que fosse um monumento vivo ao arcanjo São Miguel.
O actual director refere: o Colégio de São Miguel materializa o espírito de João Pereira Venâncio, o que fazemos e somos dele nasceu. O testemunho de Joaquim Ventura é peremptório: admirei-o pela grandeza da sua modéstia, profundidade do saber, simplicidade das suas relações pessoais, e ainda pelo seu zelo pastoral pelo povo de Deus e pela Mensagem de Fátima.
a propósito da sua simplicidade e bondade, Joaquim Ventura referiu um aspecto que observou aquando das visitas de acompanhamento da construção da obra do São Miguel o senhor bispo trazia sempre dinheiro no bolso, conversava com os operários e por vezes oferecia-lhes algum valor para que pudessem comprar o vinho, pois considerava que o trabalho que executavam era duro. Um pormenor delicioso, que espelha bem a sensibilidade de João Pereira Venâncio.
Joaquim Ventura realçou ainda a preocupação missionária do bispo de Leiria, revelando que a ideia que presidiu à construção do Seminário Diocesano seria o de formar novos padres para enviar para o Ultramar (colónias portuguesas).