Papa admitiu as falhas da Igreja na condução dos casos de abusos sexuais. No voo para o Reino Unido, o Pontífice criticou a maneira como a hierarquia católica agiu
Papa admitiu as falhas da Igreja na condução dos casos de abusos sexuais. No voo para o Reino Unido, o Pontífice criticou a maneira como a hierarquia católica agiu a autoridade da Igreja não foi suficientemente vigilante, não foi suficientemente rápida e firme para tomar as medidas necessárias, declarou o Pontífice aos jornalistas, no avião que o transportou até à capital escocesa. Estas revelações foram para mim um golpe e uma grande tristeza, acrescentou. O Papa deverá reunir-se com algumas das vítimas durante a visita ao país.
Mas as críticas não se fizeram esperar. a rede norte-americana de vítimas de abusos por parte de padres, SNaP considera que é desonesto dizer que a autoridade da Igreja foi lenta e que lhe faltou vigilância. Para Joelle Casteix ela (hierarquia da Igreja) foi rápida e vigilante, mas para esconder e não para prevenir estes horrores.