assembleia diocesana de arranque do Sínodo decorrerá a 10 de Outubro, das 15h30 às 18h. Documento base já foi aprovado
assembleia diocesana de arranque do Sínodo decorrerá a 10 de Outubro, das 15h30 às 18h. Documento base já foi aprovadoO Sínodo visa a renovação da Igreja diocesana à luz do Concílio Vaticano II, tornando-se atenta aos desafios e prioridades do nosso tempo. Será vivido sob o lema Em comunhão para a missão e pretende aplicar a visão pastoral conciliar da Lumen Gentium na diocese, salienta o comunicado do Conselho presbiteral.
assim, pretende-se efectuar uma reestruturação da diocese tendo em conta o despovoamento rural, o crescimento urbano e o envelhecimento da população, a existência de novas e melhores vias de comunicação, a crescente diminuição do número de sacerdotes e a necessidade de novos agentes pastorais. No ano em que se celebram os 50 anos do Vaticano II e a partir dos documentos dele emanados, os responsáveis desejam construir uma Igreja celebrativa, ao mesmo tempo orante e sacerdotal, confessante e anunciante, ética e testemunhante.
O Conselho presbiteral defende que é necessário dar especial atenção a um sério programa de formação humana, em ordem a uma Nova evangelização , onde já ressoou o primeiro anúncio. a caminhada sinodal será apresentada aos fiéis no dia da assembleia diocesana.