a protecção da camada de ozono é fundamental para assegurar a vida na terra. E manteve-se estável na última década
a protecção da camada de ozono é fundamental para assegurar a vida na terra. E manteve-se estável na última décadaNo estudo divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o ambiente e pela Organização Mundial de Meteorologia, os especialistas estimam que a camada de ozono recupere antes de meados deste século, alcançando os níveis registados antes de 1980. a excepção reside nas regiões polares. O documento, que é a primeira actualização feita em quatro anos sobre o assunto, mostra que o escudo que protege a terra dos níveis nocivos de raios ultravioletas se manteve inalterável.
Os dados mais recentes mostram que a 5 de Setembro, o buraco no pólo Sul era de 12 milhões de quilómetros quadrados. O valor recorde de 2006 foi de um buraco com 27 milhões de quilómetros quadrados e, em 2009, o valor foi de 22 milhões. a previsão para 2010 indica que se deve ficar próximo do valor verificado no ano passado, que é ainda muito elevado, segundo os especialistas.
Em Portugal, a associação ambientalista Quercus alerta para o facto do país continuar a não assegurar a recuperação da maior parte dos clorofluorcarbonetos (CFC’s) contidos nos milhares de frigoríficos, arcas congeladoras e aparelhos de ar condicionado que todos os anos se tornam resíduos. a diminuição da camada do ozono pode provocar danos nas colheitas, nos peixes e no plâncton de que se alimentam, mas também na saúde das pessoas, contribuindo para um aumento de problemas de visão e de pele.