Membros da tribo Mapuche, que estavam em greve de fome, foram levados para o hospital local, de forma violenta, e familiares seus terão sido maltratados
Membros da tribo Mapuche, que estavam em greve de fome, foram levados para o hospital local, de forma violenta, e familiares seus terão sido maltratadosUma comunidade indígena chilena tem sido perseguida pelas autoridades, denunciou a aCIN – associación de Cabildos Indígenas Norte del Cauca, uma associação colombiana de defesa dos direitos de povos nativos. Segundo esta fonte, membros da tribo Mapuche, que estavam em greve de fome, foram levados para o hospital local, de forma violenta, e familiares seus terão sido maltratados.
Na origem do protesto estará uma questão de território. Os Mapuche estão há 60 dias em greve de fome, segundo a aCIN, enquanto lutam contra a repressão do Governo de Pinera, que se empenha em reprimir, submeter e estigmatizar a dignidade e a resistência legítima destes povos.
No dia 11 de Setembro, estes indígenas terão sido trasladados brutalmente para o hospital, enquanto que vários familiares e pessoas que apoiam as suas reivindicações sofreram graves agressões físicas que deixaram 13 feridos, que posteriormente foram detidos.