a turma foi extinta, diz a Direcção Regional de Educação do Norte que a criou em 2009. Mas não adianta qual o futuro para estes alunos
a turma foi extinta, diz a Direcção Regional de Educação do Norte que a criou em 2009. Mas não adianta qual o futuro para estes alunosO último relatório do Observatório dos Direitos Humanos considera que a criação de uma turma especial para alunos ciganos numa escola de Barqueiros, em Barcelos, é uma forma de acentuar a exclusão. a turma criada em 2009 promove o afastamento cada vez maior deste grupo étnico em relação à comunidade escolar e à própria sociedade envolvente.
O Observatório defende que a opção de criar uma turma étnica acentua a exclusão e as desigualdades sociais. E rejeita a ideia que responde à especificidade dos jovens ciganos. as crianças que eram alunos dessa turma foram vítimas de uma discriminação negativa que se traduziu na violação do seu direito à educação, adianta ainda o relatório.
a criação da turma foi autorizada pela Direcção Regional de Educação do Norte que já veio esclarecer que a turma deixou de existir. Foi frequentada por 19 alunos, dos 6 aos 16 anos, no ano lectivo de 2009/2010.