Organizações internacionais de luta contra a fome criticam números demasiado elevados: a cada seis segundos morre uma criança, devido à má nutrição
Organizações internacionais de luta contra a fome criticam números demasiado elevados: a cada seis segundos morre uma criança, devido à má nutriçãoapesar dos progressos, o número de famintos no mundo continua inaceitável, afirma a Organização das Nações Unidas para a alimentação e agricultura (FaO)e o Programa alimentar Mundial. Novas estimativas revelam que 925 milhões de pessoas continuam a sofrer de fome crónica. Uma diminuição de 98 milhões em relação a 2009, mas que não satisfaz as entidades.com a morte de uma criança a cada seis segundos devido a problemas relacionados com a má nutrição, a fome permanece a maior tragédia do mundo e um escândalo, considera o director da FaO, Jacques Diouf.
Com níveis tão elevados será difícil atingir o primeiro Objectivo de Desenvolvimento do Milénio, combater a pobreza e a fome, mas também os outros sete, alerta o responsável. O aumento do preço dos alimentos é outra questão a ter em consideração. Pode pôr em risco os esforços desenvolvidos na redução do número de famintos. Não é momento para baixar os braços, mas sim continuar a investire garantir a estabilidade e proteger a vida e dignidade do ser humano.
Dois terços dos famintos vivem em sete países da África e Ásia: Bangladesh; China; República Democrática do Congo; Etiópia; Índia; Indonésia e Paquistão. a África Subsariana continua a ser a região do planeta com maior percentagem de pessoas subalimentadas: 30 por cento.