«Não me passa pela cabeça que o meu país venha a tomar medidas semelhantes», afirmou o alto representante das Nações Unidas
«Não me passa pela cabeça que o meu país venha a tomar medidas semelhantes», afirmou o alto representante das Nações UnidasNas últimas semanas a França expulsou um milhar de ciganos para a Roménia e Bulgária. Jorge Sampaio considera que as expulsões são pontos de vistas intoleráveis em sociedades democráticas e plurais como as europeias. Sem querer comentar a política interna dos países, o responsável disse apenas que a organização que dirige aposta no trabalho de integração e diálogo, de negociação.
Jorge Sampaio, no final da visita à Rússia, condenou a intenção do pastor norte-americano Terry Jones de queimar o Corão, livro sagrado dos muçulmanos, o que acabou por não acontecer. Ficar em silêncio significaria aceitar a banalidade do discurso do ódio e a incitação ao ódio. Temos de ser capazes, quando necessário, de agir contra as ameaças comuns, como o extremismo, defendeu.
O ex-presidente da República portuguesa alertou ainda para o facto de as notícias vindas a público, nos últimos dias, terem sido dominadas por histórias de discriminação racial, xenofobia e intolerância, incluindo a discriminação de pessoas com base na sua religião ou crença. Na Rússia, o objectivo da viagem e encontros foi aprofundar os mecanismos e as formas de actividade da aliança das Civilizações.