Cerca de 81 mil pessoas, de 24 países, irão fazer o teste de coreano, de 11 a 12 de Setembro, para poder estudar ou trabalhar no país, chamado “tigre asiático”
Cerca de 81 mil pessoas, de 24 países, irão fazer o teste de coreano, de 11 a 12 de Setembro, para poder estudar ou trabalhar no país, chamado “tigre asiático”Preparado pelo Ministério da Educação e pelo Instituto Coreano do Curriculum e avaliação, o exame é um certificado de habilitação para estrangeiros e coreanos nascidos fora daCoreia, que não falam a língua materna. a prova permitir-lhes-á aceder à educação e ao mercado de trabalho no chamado tigre asiático.
Esta prática teve início em 1997. Nesse ano, inscreveram-se apenas 2. 692 pessoas. Porém, o número de inscrições foi aumentando com o passar dos anos, atingindo o valor acumulativo de 710 mil, oriundas de 39 países. Tendo em conta este incremento considerável, o Ministério da Educação decidiu aumentar o número de testes, passando dos actuais dois, por ano, para quatro.
O TOPIK, nome do exame, serve não só para avaliar a aptidão linguística de quem aspira a estudar ou trabalhar na Coreia, como para promover o nome do produto made in Korea além-fronteiras. Embora a maioria das inscrições seja proveniente de países asiáticos, nos últimos anos aumentou também o número de inscritos países europeus.