a cinco anos de atingir a meta, 2015, e apesar dos esforços desenvolvidos nos últimos cinco anos, os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio estão ainda longe de ser atingidos
a cinco anos de atingir a meta, 2015, e apesar dos esforços desenvolvidos nos últimos cinco anos, os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio estão ainda longe de ser atingidosantecipando os três dias de trabalho em que serão definidos os objectivos para os próximos cinco anos, a Fundação Evangelização e Culturas (FEC), em parceria com a rede internacional de agências de desenvolvimento católicas(CIDSE), recomenda aos governos do Norte e do Sul que avaliem honestamente o que tem de ser feito para superar os actuais obstáculos e lidar com sucesso com os desafios que o mundo enfrenta, construindo assim uma parceria mutuamente vantajosa de cooperação global e solidariedade. Torna-se necessário, para o sucesso das políticas de combate à pobreza que estas sejam decididas com transparência e em diálogo com os actores.
até agora os compromissos financeiros assumidos pelos países doadores do Norte não foram concretizados e as verbas não foram canalizadas. Ora isto, a par das alterações climáticas e as crises alimentar e financeira inverteram tendências positivas na redução da pobreza e no combate à fome. Os governos que vão reunir em Nova Iorque devem reconhecer que as políticas não podem ser pensadas isoladamente e que as suas acções em todas as áreas têm influência no desenvolvimento, adianta a FEC em comunicado. as recomendações da CIDSE para a cimeira, que decorre de 20 a 22 de Setembro, em Nova Iorque, podem ser lidas aqui. assumidos em 2000, foram oito os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio definidos: combate à exclusão social e à pobreza no mundo, em áreas como o ensino universal, a saúde, a igualdade de género, ambiente e desenvolvimento de parcerias globais.