Violentas manifestações emergiram na capital e na Matola devido ao aumento do custo de vida. Uma semana depois, o governo age e anuncia novas medidas
Violentas manifestações emergiram na capital e na Matola devido ao aumento do custo de vida. Uma semana depois, o governo age e anuncia novas medidasO Conselho de Ministros, reunidos ontem na capital moçambicana, Maputo, optou por um conjunto de medidas socioeconómicas para melhorar a situação da população. Os responsáveis desistem do polémico aumento dos preços da luz e do pão; em relação à água dependerá do consumo. anunciaram, ainda, a flexibilização das tarifas de importação de alimentos como a batata, cebola e tomate.
Pelo menos 450 mil, de um universo estimado de 600 mil consumidores de energia eléctrica da rede pública nacional, vão beneficiar directamente da decisão tomada ontem pelo Governo, de retirar e reduzir o aumento anunciado da tarifa para os clientes dos escalões social e doméstico, confirma o Jornal de Notícias de Moçambique. Em relação à água, a situação mantém-se para os que consomem mais de5. 000 litros por mês.
a introdução de um subsídio pelo governo permite que o pão recupere o preço anterior. Segundo o executivo vai promover-se o consumo de pão confeccionado com farinha de trigo e mandioca. Uma forma de reduzir os custos de produção e consequentemente o preço de venda ao consumidor.