«Uma boa formação melhora a aptidão para o emprego», afirma angel Gurrí­a. as pessoas sem qualificações têm mais dificuldades em arranjar emprego
«Uma boa formação melhora a aptidão para o emprego», afirma angel Gurrí­a. as pessoas sem qualificações têm mais dificuldades em arranjar empregoPerante uma recessão mundial que continua a pesar sobre o emprego, a educação constitui um investimento essencial para responder à evolução tecnológica e demográfica que redesenha o mercado do trabalho. a declaração é do secretário-geral da Organizaçãopara aCooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), angel Gurría, e consta de um relatório, divulgado hoje.
Conclusões recentes provam que é necessário investir-se na educação. Jovens com poucas qualificações foram fortemente afectados pela crise económica, em particular os que não concluíram os estudos secundários. Em período de recessão, a taxa de desemprego entre os técnicos superiores manteve-se nos quatro por cento, na zona da OCDE; já, entre as pessoas que nãoterminaram osecundário, chega a ultrapassar os nove por cento.
Em média, nos países da organização, 35 por cento das pessoas dos 25 aos 34 anos tem estudos superiores; já dos 55 aos 64 anos são cerca de 20 por cento. Coreia, Canadá, Japão e Rússia lideram tabela, com maior número de licenciados. Dois pontos negativos: as mulheres continuam a ganhar bem menos que os homens; os professores continuam a receber salários inferiores em relação a outros profissionais do mesmo nível.