Os grupos correm sérios riscos de extinção por não disporem de segurança nas suas terras. Fugir para os subúrbios das cidades é a única alternativa para alguns
Os grupos correm sérios riscos de extinção por não disporem de segurança nas suas terras. Fugir para os subúrbios das cidades é a única alternativa para algunsMais de trinta grupos indígenas da Colômbia podem vir a desaparecer. O risco de extinção cultural ou física intensificou-se em alguns casos, alerta a Survival, organização de defesa dos direitos dos índios, num comunicado lançado hoje. a violência incontrolada sobre as suas terras é o motivo principal.
O aumento dos homicídios e ameaças de morte, assim como o recrutamento forçado de jovens por grupos armados, são alguns dos problemas que enfrentam. O deslocamento forçado é outro factor a ter em conta. Os índios representam 15 por cento dos quatro milhões de refugiados internos colombianos. Mas, apenas constituem dois por cento da população nacional.
Os awá e os Nukak necessitam de uma atenção especial, adianta ainda a Survival, com base em informações do alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados. ambas as comunidades indígenas são vítimas do cultivo de coca, nos seus territórios. a única alternativa de que dispõem é sobreviver na floresta devastada pela violência ou nas periferias das cidades, em situações precárias.