“Os cristãos constituem uma força benéfica e de mudança profunda” na sociedade. O Papa sublinha a importância do “diálogo e da mediação” nas questões sociais
“Os cristãos constituem uma força benéfica e de mudança profunda” na sociedade. O Papa sublinha a importância do “diálogo e da mediação” nas questões sociaisNa homilia proferida durante a Eucaristia em Carpineto Romano, por ocasião do bicentenário do nascimento do papa Leão XIII, Bento XVI recordou o autor da encíclica Rerum Novarum. Trata-se do primeiro documento da doutrina social da Igreja. O Papa salientou como Leão XIII compreendeu que as graves questões sociais da sua época podiam ser resolvidas positiva e eficazmente com o diálogo e a mediação.
Na sua visita a esta pequena localidade da província de Roma, Bento XVI afirmou que o seu antecessor soube guiar e apoiar os católicos na via de uma participação construtiva, rica em conteúdo, baseada nos princípios e capaz de uma abertura. O Papa exortou os cristãos a serem a semente e o fermento no caminho da civilização, sublinhando que dentro da realidade histórica constituem uma força benéfica e pacífica de mudança . a sua presença activa favorece o desenvolvimento das potencialidades da própria realidade.
a maneira de estar presente e agir no mundo, proposta pela doutrina social da Igreja, tem como objectivo a maturação da consciência como condição para mudanças significativas e duradouras, afirmou o Papa, que foi recebido por milhares de fiéis. O Pontífice chegou a Carpineto Romano às primeiras horas da manhã de helicóptero, vindo de Castel Gandolfo, onde se encontra de férias.