Esforços para atenuar o sofrimento das pessoas afectadas por crises podem ainda ser melhorados
Esforços para atenuar o sofrimento das pessoas afectadas por crises podem ainda ser melhoradosMelhorou substancialmente nos últimos anos a forma como as Nações Unidas têm respondido a situações de emergência – naturais ou provocadas pelo homem -, afirmou um responsável deste organismo humanitário mundial. Mas John Holmes reconhece que os esforços para atenuar o sofrimento das pessoas afectadas por crises podem ainda ser melhorados.
acho que a resposta é muito melhor do que era há 10 anos ou 20 anos. Estamos mais bem coordenados, estamos mais bem organizados, estamos mais profissionais e mais rápidos, somos mais previsíveis, e temos um melhor financiamento, sublinhou o subsecretário-geral para os assuntos Humanitários e coordenador da ajuda de Emergência das Nações Unidas.
Nos últimos três anos e meio, a ONU (Nações Unidas)foi chamada a responder a muitos desastres devastadores, incluindo a passagem do ciclone Nargis pela Birmânia, em 2008, o terramoto no Haiti, em Janeiro deste ano e, nas últimas semanas, as inundações no Paquistão.