Portugueses a viver no estrangeiro devem contribuir para a recuperação económica de Portugal, promovendo produtos e serviços nacionais, defende João Noronha
Portugueses a viver no estrangeiro devem contribuir para a recuperação económica de Portugal, promovendo produtos e serviços nacionais, defende João NoronhaO director do jornal as notícias, publicado no Reino Unido, lembrou que para além das remessas, não há qualquer contributo notável em termos económico-financeiro das comunidades portuguesas residentes no estrangeiro. Nãoexisteminstituições de comércio, investimento ou intercâmbio económico-financeiro entre Portugal e os centros de emigração, lembrou, segundo o Diário Digital.
O valor das remessas enviadas pelos emigrantes já não chega. É necessário atribuir-lhes um papel activo na captação de investimentos estrangeiros para Portugal. Para isso, é necessário haver vontade política e capacidade de associação da parte dos emigrantes portugueses.
Uma das hipóteses,apresentada por João Noronha, seria a realização de feiras de comércio e serviços para apresentar Portugal aos mercados da Europa e outros continentes. Portugal tem hoje uma face diferente e de grande qualidade que precisa de ser dinamizada e divulgada por todo o mundo, afirmou, durante a IV Convenção Mundial das Comunidades Portuguesas, em Chaves.