Uma melhorada variedade de mandioca está a surpreender os produtores africanos. Conseguem mais quantidade, em menos tempo, nas suas colheitas
Uma melhorada variedade de mandioca está a surpreender os produtores africanos. Conseguem mais quantidade, em menos tempo, nas suas colheitasUma pequena revolução no sector da agricultura: uma nova variedade de mandioca aumenta os rendimentos em 30 por cento. Um factor de peso em países afectados pela fome, como o Níger. a mandioca é um alimento essencial para centenas de milhões de africanos. É base para a confecção de pratos tradicionais; serve de alimento para o gado.
Em resposta à crise alimentar mundial de 2008, o Instituto Internacional para a agricultura Tropical iniciou um projecto de investigação, em 2009. O objectivo era desenvolver variedades melhoradas de produtos, sem modificações genéticas. actualmente, são distribuídos a 400 mil produtores de sete países da África Subsariana. Quem cultivamandioca, agora,mostra-se muito satisfeito com as colheitas que aumentaram surpreendentemente, revela o Jeune afrique.com.
a Nigéria, um dos países abrangidos pelo projecto, é o primeiro produtor mundial: cerca de 44,6 milhões de toneladas em 2008. Uma quantidade que não chega, contudo, para responder às necessidades do país mais populoso de África. Outras nações, como o Níger e o Chade, viram-se agora para a mandioca. O aquecimento climático e as secas recorrentes vão levar a um aumento da procura, até mesmo fora do continente, explicamresponsáveisdo Instituto. Contudo, ainda é muito cedo para pensar em exportar.