Em angola, só 33 por cento da população rural tem acesso à água potável. até 2012, pretende-se alargar a distribuição deste bem à grande maioria dos cidadãos
Em angola, só 33 por cento da população rural tem acesso à água potável. até 2012, pretende-se alargar a distribuição deste bem à grande maioria dos cidadãosO programa governamental Água para todos pretende expandir o acesso à água potável tanto nas áreas urbanas como rurais. Para que isso aconteça, será necessário reabilitar e ampliar os sistemas de captação e abastecimento de água. O objectivo é conseguir uma taxa de cobertura de 100 por cento nas cidades e 80 nas zonas peri-urbanas e rurais. até 2012, o programa deverá beneficiar mais de três milhões de pessoas a viver no campo, revelou Emanuela Vieira, ministra da Energia e Águas.
a responsável reconhece tratar-se de um desafio. Deve unir-se esforços na procura de soluções para a conclusão do programa, disse, segundo a agência angop. admitiu também as falhas existentes na distribuição de água aos angolanos, uma das grandes preocupações do executivo. apenas 33 por cento da população rural tem acesso à água potável. Recorda-se que esta questão integra um dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio: a sustentabilidade ambiental.