Refugiados no Paquistão e Irão regressam ao afeganistão em maior número, quase o dobro de 2009. Melhorias na segurança são um dos motivos
Refugiados no Paquistão e Irão regressam ao afeganistão em maior número, quase o dobro de 2009. Melhorias na segurança são um dos motivosO número de retornos voluntários ao afeganistão já ultrapassou os 100 mil, em 2010. as razões apresentadas pelos cidadãos afegãos são as questões económicas, as dificuldades enfrentadas no Paquistão e as melhorias das condições de segurança em algumas zonas do afeganistão. O número representa quase o dobro do ano passado; a grande maioria provém do Paquistão, revela o alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (aCNUR).
a agência está em contacto com as autoridades do Paquistão, afim de restabelecer as vilas de refugiados danificadas nas províncias de Khyber Pakhtunkhwa e Balochistão. O aCNUR já assistiu 700 mil pessoas nas áreas afectadas pelas cheias; expandiu os pontos de distribuição de ajuda humanitária. O programa da agência permitiu que 4,5 milhões de pessoas regressassem ao afeganistão, desde 2002.