Manifestações, convocadas por telefone e email, contra o aumento do custo de vida estão a paralisar a capital moçambicana. Duas crianças perderam a vida
Manifestações, convocadas por telefone e email, contra o aumento do custo de vida estão a paralisar a capital moçambicana. Duas crianças perderam a vidaas cidades de Maputo e da Matola são as mais afectadas. Nos bairros suburbanos, onde vive a camada mais pobre da sociedade, ocorrem mais distúrbios. Vários voos para o estrangeiro foram cancelados. Há estradas cortadas, viaturas destruídas, lojas vandalizadas, incêndios, entre outros gestos de violência. Os transportes públicos não funcionam. Várias pessoas ficaram feridasdurante osconfrontos com a polícia; duas crianças foram atingidas mortalmente pelas autoridades, relata o jornal nacional, O País.
O aumento de serviços e bens essenciais, aágua, luz e o pão, a nível nacional,deu origema esta situação. Segundo as autoridades, os protestos foramconvocados de forma ilegal, sem qualquer autorização da polícia. O telefone e a internet foram os meios utilizados por pessoas anónimas para apelar os cidadãos a manifestarem-se.