ONU analisa acções e procedimentos para determinar o que poderia “ter feito melhor”. Mais de 150 mulheres foram violadas, sem que tropas interviessem
ONU analisa acções e procedimentos para determinar o que poderia “ter feito melhor”. Mais de 150 mulheres foram violadas, sem que tropas interviessemO enviado especial da ONU à República Democrática do Congo (RDC) condenou esta segunda-feira a recente onda de violações por membros de grupos armados no Leste do país, anunciando que a missão da ONU está a rever os seus procedimentos para que seja oferecida uma melhor protecção aos civis.
Nós já iniciámos a revisão das nossas acções e procedimentos para determinar o que poderíamos ter feito melhor e mais rápido para proteger e assistir as vítimas destas violações hediondas, esclareceu Roger Meece, representante especial do secretário-geral e chefe da força de paz da ONU no país, a MONUSCO.
Pelo menos 154 mulheres foram violadas em 13 aldeias ao longo de um trecho de 21 quilómetros de estrada em Banamukira, na província do Kivu do Norte, entre 30 de Julho e 2 de agosto, com os atacantes a bloquearem a estrada e a impedirem os residentes de comunicarem para o exterior. Muitas casas também foram saqueadas.