Índios do Brasil apelam candidatos presidenciais a garantir os seus direitos. a vida de uma criança indígena não tem valor, denunciam numa carta
Índios do Brasil apelam candidatos presidenciais a garantir os seus direitos. a vida de uma criança indígena não tem valor, denunciam numa cartaRepresentantes dos 233 povos indígenas do Brasil pediram a delimitação das suas terras ancestrais, a suspensão de projectos industriais nocivos à sobrevivência das comunidades e a melhoria dos serviços de saúde e de educação. Exigem ainda uma maior participação na reestruturação da FUNaI, departamento dos assuntos indígenas do governo, adianta a agência Survival. Recorda-se que as eleições presidenciais do Brasilrealizam-se a 3 de Outubro de 2010.
Na carta enviada aos candidatos, os índios denunciam: aqui, o gado, a cana-de-açúcar, o eucalipto e a soja têm mais valor do que a vida de uma criança indígena, mais valor do que uma vida humana. Em meados de agosto, 600 índios manifestaram-se contra a invasão das suas terras e o assassinato dos seus líderes. O protesto decorreu no estado Mato Grosso do Sul para chamar a atenção para a situação dramática do povo guarani. Estesapelamà demarcação do seu território. Sem água nem comida, a sobrevivência da comunidade indígena está em risco.