O famoso cantor de origem haitiana, Wyclef Jean, é uma das personalidades impedidas de se candidatar. O processo eleitoral é credí­vel, defende Miguel Insulza
O famoso cantor de origem haitiana, Wyclef Jean, é uma das personalidades impedidas de se candidatar. O processo eleitoral é credí­vel, defende Miguel InsulzaO Conselho eleitoral provisório do Haiti já publicou a lista de candidatos aceites para a corrida presidencial. No total, 19 foram aceites; 15 personalidades nacionais concorrentes foram afastadas das eleições de 28 de Novembro. Entre elas, encontra-se o famoso cantor haitiano, que vive nos Estados Unidos da américa, Wyclef Jean. Para que a candidatura do artista fosse aceite, este teria de ter vivido mais de cinco anos consecutivos no país, o que não se verificou.
José Miguel Insulza, secretário-geral da Organização dos Estados americanos, considera que o processo eleitoral está a desenvolver-se de forma credível. O que é importante para nós no Haiti é assegurar que as normas e regras sejam respeitadas na perspectiva de haver boas eleições, abertas, livres e transparentes, declarou, citado pelo jornal local, Le Nouvelliste. O responsável demonstrou plena confiança na comissão eleitoral e incentivou à realização de debates políticos sobre a reconstrução do país.