Fortes chuvas abateram-se sobre o Níger, desde o início de agosto, e agravaram uma situação já difícil deste país do Sahel a braços com uma crise alimentar
Fortes chuvas abateram-se sobre o Níger, desde o início de agosto, e agravaram uma situação já difícil deste país do Sahel a braços com uma crise alimentarSão cerca de 30 mil famílias sinistradas, informam as Nações Unidas (ONU). as oito regiões do país estão confrontadas com inundações causadas pelas fortes chuvas e pela subida das águas do rio Níger. as perdas são muito gravosas para as populações, que ainda não se refizeram depois da crise alimentar, nutricional e de pastorícia, sublinha o departamento dos assuntos humanitários da ONU. Regista-se o recrudescimento da malária e de diarreias nos locais onde estão alojados os sinistrados.
Os responsáveis da ONU calculam que são necessárias 10 mil toneladas de ajuda alimentar para socorrer os desalojados, assim como 60 mil cobertores e 34 mil redes mosquiteiras. O Níger sofre actualmente uma grave crise alimentar por falta de víveres provocada pela seca. Segundo a ONU, mais de sete milhões de nigerinos, cerca de metade da população, está sob a ameaça da insegurança alimentar.