Melhores níveis de pluviosidade em 2010 permitiram boas colheitas e a diminuição da insegurança alimentar. Mas, o futuro continua incerto
Melhores níveis de pluviosidade em 2010 permitiram boas colheitas e a diminuição da insegurança alimentar. Mas, o futuro continua incertoEstudos realizados pela FaO (Organização das Nações Unidas para a agricultura e alimentação) revelam que dois milhões de somalis ainda precisam de ajuda humanitária. Representam cerca de 27 por cento da população. Estamos perante uma redução considerável do número de pessoas a precisar de apoio: precisamente 25 por cento. as últimas chuvas permitiram boas colheitas de milho e sorgo. Mas, se a próxima estação for má, o número de necessitados voltará a aumentar, alertam os especialistas, segundo a agência Irin News.
O longo período de seca de 2009 arrasou as colheitas e abateu o gado, deixando, no país, 7,5 milhões de pessoas dependentes da ajuda humanitária. Este ano, as primeiras chuvas começaram em Fevereiro, dois meses antes do habitual. O fenómeno está na origem de melhorias generalizadas ao nível da produção agrícola, em toda a Somália. Contudo, serão precisos vários anos de boas pluviosidades para que os agricultores se recomponham.
a situação nutricional da infância é ainda bastante preocupante. apesar das melhorias a norte do país, registam-se elevados níveis de desnutrição na zona centro. aí, uma em cada seis crianças sofre de má nutrição aguda, os piores níveis do mundo.