ano de celebrações do centenário do nascimento de Madre Teresa de Calcutá inicia na sua terra natal com missa presidida por representante do Papa
ano de celebrações do centenário do nascimento de Madre Teresa de Calcutá inicia na sua terra natal com missa presidida por representante do PapaOs temas da paz, da esperança, do perdão, da reconciliação, do amor verdadeiro são as lições que podemos aprender de Madre Teresa de Calcutá, afirma Lucjan avgustini, bispo de Sapë, na albânia, onde nasceu a santa. É com essas lições que se criam as condições para construir bases sólidas e boas para o nosso futuro e do mundo. O centenário do nascimento da santa albanesa celebra-se solenemente na catedral de Laç Vau-Dejes, dicoese de Sape, a 26 de agosto. Participam na missa todos os bispos da albânia, Kosovo e Montenegro, presidida pelo Núncio apostólico na albânia, Ramiro Moliner Ingles, representante especial do Papa para as celebrações.
Madre Teresa nasceu na albânia a 26 de agosto de 1910. Durante a sua vida serviu os mais pobres entre os pobres, nos bairros de Calcutá, Índia. Fundou as Irmãs Missionárias da Caridade, que actuam em muitos países do mundo. João Paulo II declarou-a bem-aventurada a 19 de Outubro de 2003, em Roma, seis anos apenas após a sua morte. O governo albanês dedicou-lhe um ano de celebrações centenárias com vários eventos: concertos, representações e a abertura de um museu a ela dedicado.
a relação de Madre Teresa com a sua pátria foi dramática. Durante a ditadura comunista foi-lhe negada a entrada para poder abraçar a sua mãe no leito de morte. Todavia quando pode voltar à sua terra, foi rezar junto do túmulo do ditador. Celebrar uma filha deste povo, que tanto realizou com uma vida absolutamente pobre, humilde e simples, afirma o bispo, significa reconhecer a força e a grandeza, as capacidades que os filhos desta terra têm para crescer e ajudar todos a crescer na luz da verdade e do bem em que a madre Teresa caminhou. Ela foi uma mulher que sempre se sentiu filha desta Igreja em que viveu e da qual manifestou a grandeza através da caridade. Foi-lhe atribuído o Nobel da Paz em 1979.