Região de Lisboa congrega seis dos quinze concelhos portugueses com maior poder de compra do país
Região de Lisboa congrega seis dos quinze concelhos portugueses com maior poder de compra do paísLisboa (1. º), Oeiras (2. º), Cascais (4. º), alcochete (5. º), Montijo (9. º) e almada (15. º) estão entre os quinze concelhos com maior poder de compra por habitante. apenas em quatro municípios não é superado o poder de compra médio nacional: Odivelas (98,7), Sintra (98,2), Seixal (96,1) e Moita (84,0). Os dados são do Instituto Nacional de Estatística e referem-se a 2007.
Na lista dos concelhos com maior poder de compra, destacam-se também, no território metropolitano do Porto, os municípios do Porto (3. º), São João da Madeira (12. º) e Matosinhos (13. º). Faro, Porto Santo, Coimbra, Funchal, aveiro e Sines completam a lista dos quinze concelhos de Portugal com maior poder de compra por concelho, segundo a lista divulgada pela Lusa.
Em 2007, apenas 39 dos 308 concelhos superavam o poder de compra per capita médio nacional. Em 2005, 43. 21 municípios apresentaram um poder de compra per capita inferior a 50 por cento da média nacional, enquanto que em 2005 apenas 17 estavam nesta situação.
15 destes concelhos pertencem ao Tâmega, Douro e alto Trás-os-Montes, à Beira Interior Norte e ao Dão-Lafões. Vinhais, Ribeira de Pena, Sernancelhe, Celorico de Basto e Penalva do Castelo são os concelhos que apresentam menor poder de compra.