Igreja de Leiria-Fátima festeja santo padroeiro da diocese a 28 de agosto. Missa marca a festividade
Igreja de Leiria-Fátima festeja santo padroeiro da diocese a 28 de agosto. Missa marca a festividadeCelebrar juntos em honra do padroeiro, ao redor do mesmo altar, contribui para exprimir e alimentar a comunhão na mesma fé e a consciência de pertencer ao mesmo corpo de Cristo, à comunidade diocesana. a celebração da Eucaristia em Santo agostinho, padroeiro da diocese de Leiria-Fátima,decorrerá às 21h, na igreja de que o santo bispo é titular na cidade.
Todos são convidados a participar na missa , especialmente as pessoas que desejem honrar o santo padroeiro da diocese e, de modo especial, as mais empenhadas, nomeadamente sacerdotes, religiosos e religiosas e os leigos que colaboram na acção apostólica, particularmente nos serviços e conselhos diocesanos, movimentos e associações, adianta o vigário-geral.
Santo agostinho foi adoptado como padroeiro, em 1918, aquando da restauração da diocese. Esta escolha radicava, certamente, no facto de Leiria ter estado, desde o século XII até ao ano de 1545, sob a influência do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, que era de religiosos da Ordem de Santo agostinho, lembra o padre Jorge Guarda. Em 13 de Dezembro de 1962 o Papa João XXIII confirmou Santo agostinho como padroeiro da diocese e acrescentou Nossa Senhora de Fátima.