São 33 os formandos que aprendem as bases da teologia da missão no curso de Missiologia que teve início esta segunda-feira
São 33 os formandos que aprendem as bases da teologia da missão no curso de Missiologia que teve início esta segunda-feiraDurante uma semana vão conhecer conceitos e temáticas relacionadas com a actividade missionária. Esta formação visa a qualificação do missionário e, consequentemente, da Missão. Curso termina no sábado, depois da tertúlia missionária, com a Eucaristia e entrega de diplomas aos finalistas.
Neste ano, que corresponde ao primeiro do ciclo bienal, serão abordados temas como a missão nos actos dos apóstolos, a espiritualidade missionária, a evangelização na época e no espaço dos descobrimentos, a evangelização e as culturas: Os desafios da inculturação e a mulher: sujeito e destinatário da missão.
Participam 33 alunos, dos quais 15 são religiosos. Frequentam também a acção de formação seminaristas e leigos, ligados à Consolata e a outros institutos religiosos. Os alunos têm profissões tão diversas como arquitecto, dentista ou professor. Quanto a idades dos alunos, varia entre os 20 e os 60 anos. a maioria dos participantes é de nacionalidade portuguesa.
O curso de Missiologia é uma iniciativa dos Institutos Missionários ad Gentes (IMaG), em Portugal, com o apoio das Obras Missionárias Pontifícias. acontece anualmente, é bienal, e conta com vários especialistas na missão. O bispo auxiliar de Braga, antónio Couto é um dos oradores.