No novo milénio, “o desafio mais importante” para as novas gerações “é defender a Mãe Terra, para defender os direitos humanos” no mundo contemporâneo
No novo milénio, “o desafio mais importante” para as novas gerações “é defender a Mãe Terra, para defender os direitos humanos” no mundo contemporâneoNa capital asunción, Paraguai, teve lugar, recentemente, o IV Fórum Social das américas. Só as lutas dos nossos povos permitirão caminhar para uma terra sem males e do bom viver. São duas referências às culturas indígenas: a terra sem males, mito do povo Guaraní, e o bom viver, o estilo de vida ancestral em harmonia com a Mãe Terra dos nativos latino-americanos. Soberania e gestão sustentável dos recursos naturais, compreendidos como elementos essenciais do bem comum, a reforma agrária e a democratização das riquezas foram algumas das problemáticas abordadas em asunción.
a cerimónia de encerramento do fórum contou com a presença dos presidentes paraguaio, Fernando Lugo, e dos colegas da Bolívia, Evo Morales, e do Uruguai, José Mujica. a declaração conclusiva dos mais de 10 mil participantes exprime a preocupação pelas políticas conservadoras de alguns governos latino-americanos e sua militarização.
a integração dos povos é uma luta permanente, afirmou Evo Morales, definindo os fóruns sociais como uma grande escola para as novas gerações. Segundo o presidente boliviano, no novo milénio o desafio mais importante é defender a Mãe Terra, para defender os direitos humanos do continente e do mundo.